segunda-feira, 21 de setembro de 2015

O pijama como protesto


Das coisas que não entendo sobre moda é a roupa de academia. Gostava quando calça legging era preta ou cinza. Hoje fico abismada com a variedade de estampas estrambólicas com as cores mais conflitantes possíveis. Elas não são apenas feias, são feias e caras.

Na verdade foi um recurso bem esperto da indústria da moda. Todo mundo sabe que cores fortes são difíceis de combinar. E ir à academia atualmente é quase um evento social. Então não dá pra ter apenas quatro ou cinco calças.

Hoje fiz meu protesto silencioso contra a indústria da moda fitness. Fui à academia com a blusa do pijama.  Já adotei a blusa do pijama como protesto para outros lugares também. Funciona sempre, não serve para nada, mas eu recomendo. 

Ilustração: Anna Gleeson

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Gordurinhas


Semana passada vi uma moça apresentar em um festival de documentários um filme que ela produziu como trabalho final do curso de cinema. O filme, confesso, não era tão legal.

O que me capturou foi que a garota tinha uma gordurinha idêntica à minha. Uma pequena massa de gordura que fica na dobra do braço. Embaixo do ombro, perto do busto.

Eu já não sou mais uma garota completamente tola que esconde a gordurinha. Ou que não usa vestidos leves e fresquinhos por causa dela. Até porque a minha gordurinha não vai embora. Mesmo quando pesava dez quilos a menos, ela estava aqui.

Mas criei um retrato mental da moça para os dias que não souber lidar com ela. Porque nem todos os dias somos pessoas suficientemente bonitas, feministas e bem resolvidas. Então, pra esses dias eu lembro da garota de vestido bonito e gordurinha à mostra.

Ilustração Cecile Dormeau